Endovicci

DIU (dispositivo intrauterino)

DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo, formado por uma pequena haste, normalmente no formato das letras T ou Y, que é colocada dentro do útero.
Esta haste libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo e impedindo a gravidez indesejada.
Existem três tipos de DIU, de cobre, de prata e o DIU de Mirena (com hormônios).

O DIU de cobre não possui hormônios e também não reduz o fluxo menstrual. Ele age liberando pequenas quantidades de cobre no útero que provocam uma reação inflamatória no local que não faz mal ao organismo, mas torna a região hostil ao espermatozoide, este método reduz para 0,7% de chance de gravidez. Ele pode permanecer no corpo da mulher por até 10 anos.
O DIU de prata tem formato de “Y”, une prata e cobre em sua composição e produz o mesmo efeito do DIU de cobre no útero. A diferença é que a prata faz com que a ocorrência de cólicas e o fluxo menstrual sejam menores em comparação com o DIU de cobre. Além disso, ela também diminui o risco de oxidação da estrutura de cobre dentro do organismo, aumentando a eficácia do método. Sua duração é de até 5 anos.

O DIU hormonal conta com um progestágeno chamado Levonorgestrel que é liberado aos poucos, causando modificação no muco vaginal, atrofiando o endométrio e bloqueando a ovulação em 25% (média) das usuárias. Devido a ação no endométrio, a tendência é de bloquear o fluxo menstrual, trazendo 0,5% de chances de engravidar.
Seja qual for o DIU, ele só pode ser colocado na mulher por um médico ginecologista. Somente esse profissional é autorizado e habilitado para inserir o dispositivo no interior do útero de forma segura e efetiva. Normalmente, a colocação é feita no próprio consultório.


GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Clique aqui e agende sua consulta